Ouça este conteúdo
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou, neste domingo (29), que o avião que caiu na semana passada, matando 38 pessoas, foi atingido por tiros disparados pela Rússia, e enfatizou que alguns russos omitiram a causa do desastre.
O presidente Vladimir Putin pediu desculpas a Aliyev, no sábado (28), por telefone, sem se responsabilizar pelo acontecido.
Durante entrevista a uma televisão estatal, o presidente do Azerbaijão culpou a Rússia pelo incidente afirmando que o avião sofreu algum tipo de interferência eletrônica e foi alvejado enquanto se aproximava da cidade de Grozny, no sul da Rússia.
"Nosso avião foi abatido por acidente. Infelizmente, nos primeiros três dias ouvimos apenas versões absurdas da Rússia ", disse Aliyev atribuindo a declarações feitas pelos russos de que o acidente havia acontecido por conta de colisão com pássaros ou explosão de algum tipo de cilindro de gás.
Aliyev também afirmou durante a entrevista que queria que a Rússia aceitasse que era culpada pelo acidente aéreo e punisse os responsáveis pelas mortes causadas. "Testemunhamos tentativas claras de encobrir o assunto", afirmou o líder azerbaijano.
O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines caiu na quarta-feira (25) em uma cidade perto de Aktau, no Cazaquistão.