O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou nesta sexta-feira (16) que a sociedade uruguaia é "tacanha". A declaração foi dada no espaço semanal que ele possui na rádio M24. "Ninguém deve se surpreender que esse egoísmo, que costuma caminhar nas alturas, desça e se volte à mesa comum no conjunto da sociedade", disse.
Segundo Mujica, o Uruguai sofre com uma ausência lamentável de compromisso. "Isso explica alguns de nossos raquitismos, e essa contradição de estar em um país extremamente rico e dotado de meios e possibilidades e, todavia, ter às vezes enormes dificuldades."
No discurso, também sobraram críticas a empresários e políticos do país. "Na nossa sociedade há alguma semente de maldade misturada, porque os setores dirigentes do país, quem comanda a economia real --é dizer boa parte do empresariado e do sistema político--, mesmo que não sê dê conta, cultiva algo que está muito distante da responsabilidade social", disse, lembrando que muitas empresas contribuem em troca de exonerações, e não por vontade própria. "Uma coisa boa seria, de vez em quando, olhar para o interesse geral e ver se fazemos algo no sentido mais profundo que requer a participação na vida da nação."
E deixou um recado para o próximo mandatário do país, a ser eleito em 2014: que ele ou ela pensem no "daqui pra frente". "Todas as obrigações fiscais que o governo tem estão amplamente cobertas." Para o presidente, não agir dessa maneira seria uma "imoralidade de caráter político".