O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, foi atingido nesta segunda-feira em Praga por um ovo que, na realidade, estava dirigido contra o chefe de Estado da República Tcheva, Milos Zeman, durante as comemorações da chamada Revolução de Veludo.

CARREGANDO :)

Zeman era hoje anfitrião de seus colegas do chamado Grupo de Visegrado, integrado por República Tcheca, Eslováquia, Hungria e Polônia, aos que uniu-se Gauck.

Juntos assistiram a vários atos comemorativos da Revolução de Veludo, o processo pacífico de transição do comunismo à democracia ocorrido há 25 anos.

Publicidade

O incidente aconteceu no campus universitário de Albertov, em Praga, onde foi inaugurada uma placa comemorativa das manifestações estudantis de novembro de 1939, contra o nazismo, e de 1989, contra o comunismo.

No momento da agressão, Gauck estava em um pódio junto ao presidente tcheco, o húngaro János Áder, o polonês Bronislav Komorowski e o eslovaco Andrej Kiska.

Segundo declarou à imprensa um porta-voz da presidência tcheca, Gauck decidiu continuar com o programa de sua visita oficial a Praga após o incidente.

Zeman gerou grande polêmica na República Tcheca por minimizar a importância dos protestos estudantis que começaram há 25 anos as mudanças políticas na então Tchecoslováquia.