O presidente da Bolívia, Luis Arce, celebrou nesta quarta-feira (29) a entrada de seu país no Mercosul, o bloco econômico regional formado atualmente por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Ele também agradeceu ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo seu “apoio” e “esforço” para que o processo de adesão da Bolívia ao Mercosul fosse finalizado com sucesso.
Em uma publicação nas redes sociais, Arce chamou o governo Lula de “irmão” e disse que a adesão da Bolívia ao Mercosul é um “marco histórico na integração latino-americana”. Arce também afirmou que “os povos do sul” apostam na “união” para enfrentar as crises globais.
A entrada da Bolívia no Mercosul foi protocolada em 2015, mas dependia da aprovação dos parlamentos dos países membros. O Senado Federal brasileiro foi o último a ratificar a adesão boliviana, em uma votação realizada nesta terça-feira (28).
Com sua entrada no bloco, a Bolívia espera ampliar seu comércio e sua “cooperação com os demais países”, especialmente nos setores de energia, infraestrutura e agricultura. (Com Agência EFE)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião