O presidente da China, Hu Jintao, chegou neste sábado à Arábia Saudita para uma visita oficial de três dias, com o objetivo de dialogar sobre as relações bilaterais com o país - que é o maior produtor e exportador de petróleo do mundo. Segundo a agência de notícias saudita SPA, Jintao foi recebido no Aeroporto Internacional Rei Khaled pelo príncipe Salman bin Abdul Aziz -governador da região de Riad - e outras autoridades sauditas.
A Embaixada da China em Riad informou que podem ser assinados vários acordos gerais e comerciais durante a visita de Jintao - primeira viagem oficial do presidente chinês à Arábia Saudita.
Em janeiro deste ano o rei Abdullah bin Abdul Aziz fez uma viagem oficial à China, a primeira de um monarca saudita desde que foram estabelecidas relações diplomáticas entre os dois países, em 1990.
Segundo a embaixada chinesa, a Arábia Saudita continua a ser o maior fornecedor de petróleo para a China e o parceiro comercial mais importante no Oriente Médio, com US$ 16 bilhões em 2005 de comércio bilateral, um número 56% superior ao do ano anterior.
Hu chegou a Riad vindo dos EUA em uma viagem por cinco países que o levará também a Marrocos, Nigéria e Quênia.