O novo presidente da China, Xi Jinping, saudou nesta segunda-feira (25) o fortalecimento dos laços com países africanos, durante um discurso feito em sua primeira visita como chefe de Estado ao continente.
Xi disse que a África é um "continente de esperança e promessa" ao se dirigir aos líderes na capital econômica da Tanzânia, chamando-os de "meus queridos amigos" e elogiando a "amizade sincera" com a África.
"A África pertence ao povo africano", disse Xi, discursando num novo salão de conferências construído pela China. "No desenvolvimento das relações com a África, todos os países devem respeitar a dignidade e a independência africanos", acrescentou.
O comércio entre China e a África chegou a mais de US$ 200 bilhões no ano passado, afirmou Xi.
Xi e seu homólogo tanzaniano, Jakaya Kikwete, assinaram 16 acordos nas áreas de comércio, cultura e desenvolvimento desde sua chegada à Tanzânia no domingo, dentre eles melhorias nos hospitais e portos tanzanianos, além da construção de um centro cultural chinês.
A Tanzânia, onde Xi chegou após uma visita a Moscou, é a primeira escala de sua viagem por três países africanos, o que destaca a crescente presença de Pequim no continente, rico em matérias-primas.
Xi, que realiza sua primeira viagem desde que foi indicado presidente, 11 dias atrás, vai a seguir para Durban, na África do Sul, para participar de uma cúpula de economias emergentes e encerra a viagem na República do Congo. As informações são da Dow Jones.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano