Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
América do Sul

Presidente da Colômbia afasta Chávez de mediação com as Farc

Caracas – Um telefonema do presidente venezuelano ao comandante do Exército da Colômbia levou o país a pôr fim à mediação de Hugo Chávez para a troca de guerrilheiros presos por reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O anúncio do governo colombiano foi feito ao mesmo tempo em que Chávez se vangloriava de seu papel como mediador, num discurso a cerca de 50 mil manifestantes diante do Palácio Miraflores, em Caracas, na quinta-feira à noite.

Numa rápida conversa com Álvaro Uribe, durante a cúpula ibero-americana na semana passada em Santiago, Chávez perguntou ao presidente colombiano se podia conversar diretamente com o general Mario Montoya, comandante do Exército da Colômbia. Uribe disse a Chávez que não considerava conveniente, e que todos os contatos tinham de ser feitos entre os dois presidentes, segundo contou ontem o alto comissionado para a paz colombiano, Luis Carlos Restrepo.

Mesmo assim, a senadora colombiana Piedad Córdoba, que atua como mediadora entre Chávez e o comando das Farc, ligou para Montoya na quarta-feira, e passou o telefone para o presidente venezuelano. Chávez queria detalhes sobre as informações que o Exército tinha acerca da situação dos reféns na selva colombiana. O telefonema foi o motivo da suspensão.

O governo da Venezuela se disse "surpreso" com a decisão. "O governo da Venezuela aceita essa decisão soberana do governo da Colômbia, mas manifesta sua frustração, já que dessa maneira se aborta um processo que se vinha conduzindo com pulso firme, em meio a grandes dificuldades, tendo-se conseguido em três meses importantes avanços que faziam pensar já na possibilidade de uma solução", disse em nota o governo venezuelano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.