O presidente da República Tcheca, Milos Zeman, foi internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neste domingo (10), em um momento de grande indefinição política no país devido ao resultado das eleições parlamentares.
A equipe médica que o atendeu declarou que Zeman foi hospitalizado devido a complicações de doenças para as quais já vinha sendo tratado, sem dar maiores detalhes.
Segundo informações da CNN, Zeman tinha falado pouco antes com o primeiro-ministro Andrej Babis, cujo partido populista ANO (sigla em tcheco para Aliança dos Cidadãos Descontentes) ficou em segundo lugar, por uma margem estreita, nas eleições parlamentares da República Tcheca, realizadas na sexta-feira (8) e no sábado (9).
A coalizão de centro-direita Juntos ficou em primeiro e planeja formar o próximo governo ao lado de outras coalizões de oposição ao ANO – somadas, obtiveram 108 das 200 cadeiras da câmara baixa.
Porém, Zeman havia sinalizado que indicaria para o cargo de primeiro-ministro o líder do maior partido individual vencedor nas eleições, não uma coalizão, e o ANO obteve a maior votação entre as siglas.
Por que a direita brasileira vê na eleição de Trump um impulso para o seu plano em 2026
Bolsonaro prevê desafios para Lula, seja com vitória de Trump ou Kamala; assista ao Entrelinhas
Trump e Kamala empatam na primeira urna apurada nas eleições dos EUA
As eleições nos EUA e o antiamericanismo esquerdista
Deixe sua opinião