O atual regime iraniano é a maior ameaça à paz mundial, disse o presidente de Israel, Shimon Peres, em discurso realizado nesta terça-feira (12) no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Peres também chamou o grupo libanês Hezbollah de organização terrorista. "Ninguém ameaça o Irã", disse. "O Irã ameaça os outros."
Segundo ele, o regime iraniano ameaça a existência de Israel, contrabandeia armas para outros países para desestabilizá-los e nega o Holocausto ao mesmo tempo em que clama por um novo extermínio de judeus.
Peres apelou para que os parlamentares rotulem o Hezbollah como uma organização terrorista. "Sua voz é altamente respeitada", disse Peres. "Nós apelamos a vocês. Chamem o terror de terror."
Ainda no mesmo discurso, Peres afirmou que pretende retomar o processo de paz com os palestinos assim que o novo executivo do país for formado. "Assim que for formado um novo governo israelense, é a ocasião de retomar as negociações de paz e alcançar a solução dos Estados", enfatizando que "não há outra solução", além de Israel e Palestina, vivendo em paz, segurança e cooperação econômica.