O presidente afegão, Hamid Karzai, viajará ao Catar nos próximos dias para discutir as negociações de paz com o Taliban, informou o Ministério das Relações Exteriores do Afeganistão neste domingo, à medida que ganha força a busca por uma solução negociada para a guerra que dura 12 anos.
A viagem de Karzai ao Catar representaria a primeira vez que o presidente afegão discutirá o processo de paz com o Taliban no Catar, e vem após anos de impasse nas discussões entre os Estados Unidos, o Paquistão e os talibans.
O anúncio foi feito poucas horas após uma aparente solução para outro assunto espinhoso na relação EUA-Afeganistão: a transferência para o controle afegão do último grupo de presos no complexo militar de Bagram. O Pentágono anunciou no sábado que um acordo havia sido fechado.
A viagem de Karzai ao Catar foi anunciado pelo porta-voz da chancelaria, Janan Mosazai.
"O presidente Karzai vai discutir o processo de paz e a abertura de um escritório (do Taliban) para o propósito de realização de negociações com o Afeganistão", disse ele.
Karzai deve viajar ao Catar em uma semana, disse à Reuters um alto funcionário afegão, falando sob condição de anonimato.
O anúncio acontece várias semanas após Karzai ter feito um discurso inflamado durante a primeira visita ao Afeganistão do novo secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, no qual o líder afegão acusou Washington de manter conversações de paz com o Taliban no Catar sem a sua presença.
Karzai também acusou o Taliban de conluio com os EUA para a permanência de tropas estrangeiras no país, marcando um novo revés no relacionamento entre o presidente afegão e seu principal apoiador estrangeiro.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana