Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oposição fake

Presidente do Conselho Europeu ironiza eleição russa: “felicito Putin pela vitória esmagadora na votação que inicia hoje”

Vladimir Putin
O presidente russo, Vladimir Putin: ofensiva em Kiev se intensifica desde o início do ano e tensão se espalha pela Europa (Foto: EFE/EPA/MKHAIL METZEL/SPUTNIK/KREMLIN)

Ouça este conteúdo

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, felicitou ironicamente o mandatário da Rússia, Vladimir Putin, por sua vitória nas eleições presidenciais de seu país, que começaram nesta sexta-feira (1) e terminam no domingo (17).

“Gostaria de felicitar Vladimir Putin por sua vitória esmagadora nas eleições que se iniciam hoje”, escreveu Michel na rede social X, onde acrescentou que as eleições russas estão acontecendo “sem oposição” e “sem liberdade”.

A Rússia realiza a partir desta sexta-feira as oitavas eleições presidenciais de sua história, nas quais Putin busca a reeleição para um quinto mandato de seis anos e mais de 112 milhões de russos estão aptos a votar nos próximos três dias.

Segundo as sondagens oficiais, o atual chefe do Kremlin, que concorre com outros três candidatos, tem uma intenção de voto superior a 80%, de modo que não terá dificuldades em alcançar sua maior vitória eleitoral desde que chegou ao poder em 2000.

O representante do partido Gente Nova, Vladislav Davankov, e o comunista Nikolai Kharitonov têm 6% de apoio entre os consultados. Por sua vez, o nacionalista Leonid Slutsky aparece com cerca de 5% dos votos.

Após a morte na prisão do líder opositor Alexei Navalny, seus correligionários – que responsabilizam diretamente Putin – apelaram ao Ocidente para que não reconheça os resultados eleitorais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.