• Carregando...
Ahmadinejad: debate sim, mas sem discutir o programa nuclear iraniano | Raheb Homavandi/Reuters
Ahmadinejad: debate sim, mas sem discutir o programa nuclear iraniano| Foto: Raheb Homavandi/Reuters

Teerã - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse ontem que, se for reeleito no pleito de 12 de junho, convidará o colega americano, Barack Obama, a debater na ONU as grandes questões globais. Mas Ahmadinejad disse que o programa nuclear iraniano ficaria fora das discussões, já que Teerã não abrirá mão do direito de enriquecer urânio.

"Se eu for reeleito, (convidarei) Obama para debater na ONU sobre as raízes dos problemas no mundo. Mudanças fundamentais são necessárias, mas a maior delas deve ser na forma como as grandes potências dirigem o mundo’’, disse.

Até as 20h a Casa Branca não havia respondido à oferta.

O apelo de Ahmadinejad foi feito em entrevista coletiva em Teerã, como parte de sua campanha por um novo mandato de quatro anos – para analistas, ele é o candidato favorito.

O presidente disse que pretende usar o debate, que ocorreria durante a próxima Assembleia Geral da ONU, em setembro, para pedir "mudanças na orientação da política externa americana’’ e o fim do "expansionismo e colonialismo’’.

O presidente iraniano disse que cogita responder favoravelmente aos acenos de Obama para reaproximar Washington e Teerã, rompidos desde 1980, mas só depois das eleições. Ahmadinejad descartou falar com Obama sobre o controverso programa nuclear iraniano, alegando que o Irã de agora em diante só negociará diretamente com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]