A segurança da rica região petrolífera do Golfo Pérsico e os meios para resolver as crises no Iraque e no Líbano serão os temas principais da reunião de hoje, em Riad, entre o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, e o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.
Segundo fontes sauditas e iranianas, o processo de paz árabe-israelense e a polêmica criada pelo programa nuclear do Irã são outros dois assuntos da agenda.
A visita será a segunda de Ahmadinejad ao reino desde a sua chegada ao poder. Em 2005, em Meca, ele sugeriu que o Estado de Israel fosse transferido para a Europa, para resolver o conflito no Oriente Médio.
O jornal "Al Watan" afirma hoje que "as relações bilaterais e vários assuntos quentes na região, como as crises no Iraque e Líbano, ocuparão um lugar importante nas conversas".
O chefe da Comissão de Energia do Parlamento iraniano, Hamid Ansari, disse que os dois líderes podem abordar também "o programa nuclear planejado pelos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) Pérsico".
O CCG, formado por Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar, Barein e Omã, além da Arábia Saudita, anunciaram em dezembro seu desejo de desenvolver um programa nuclear para fins pacíficos.
A viagem de Ahmadinejad faz parte de uma ofensiva diplomática iraniana na busca de apoio dos países árabes aliados dos Estados Unidos, quando são esperadas medidas punitivas internacionais contra o Irã e aumenta a tensão com o Governo americano