O presidente do Irã lançou um blog e na primeira participação relembrou a sua infância pobre e perguntou aos internautas se eles achavam que os Estados Unidos e Israel queriam iniciar uma nova guerra mundial.
O presidente Mahmoud Ahmadinejad, de retórica anti-EUA, também contou da sua irritação com a intromissão americana nos assuntos iranianos, já quando ele estava na escola.
Ahmadinejad conquistou uma surpreendente vitória nas eleições do ano passado, ao prometer aos pobres uma fatia mais justa da riqueza derivada do petróleo iraniano e enfatizar a própria origem humilde. Muitos votaram no atual presidente por ele representar uma cara nova na política do país.
"Numa era em que morar numa cidade era a perfeição, eu nasci numa família pobre numa vila remota", escreveu ele no blog. A data do texto é sexta-feira.
Ele disse que, apesar da origem humilde, passou com brilhantismo para a universidade.
Além de prometer uma vida melhor para os pobres, o presidente procura aumentar o seu apoio ao recusar-se a aceitar o que ele chama de pressão ocidental contra o programa nuclear iraniano. O Ocidente alega que ele constrói uma bomba atômica.
A sua resistência tem lhe rendido popularidade no mundo islâmico, onde muitos rechaçam a política dos Estados Unidos em relação ao Oriente Médio.
O analista Saeed Laylaz declarou que o site, disponível em persa, árabe, inglês e francês no endereço www.ahmadinejad.ir, pode ter como objetivo ganhar apoio internacional.
"Você acha que a intenção dos Estados Unidos e de Israel, ao atacar o Líbano, é puxar o gatilho de uma outra guerra mundial?", indaga o presidente aos visitantes do seu blog. O internauta pode escolher entre "sim" e "não".
O presidente relembrou que, quando criança, lia nos jornais, com a ajuda dos adultos, sobre como o xá do Irã dera aos norte-americanos que viviam no país imunidade em relação às leis iranianas.
"Me dei conta que Mohammad Reza (xá) tentava acrescentar mais uma página à história de humilhação do povo iraniano diante dos norte-americanos", afirmou ele.
O presidente falou dos discursos do aiatolá Khomeini, líder da Revolução Islâmica de 1979, e discutiu a guerra entre o Irã e o Iraque (anos 80).
Ele admitiu que o primeiro texto seu publicado no blog (mais de 2.300 palavras na versão em inglês) foi muito longo. "De agora em diante, vou tentar ser mais simples e breve", escreveu.