O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, visitará o Afeganistão na segunda-feira para discutir com o presidente Hamid Karzai maneiras de trazer estabilidade ao país vizinho, informou neste domingo (7) a agência de notícias iraniana Mehr.
Ahmadinejad diz que a ocupação do Afeganistão por tropas lideradas pelos EUA só intensifica o apoio ao Taleban. A declaração do presidente iraniano mostra que apesar da rivalidade entre os EUA e o Irã, que é um país de maioria xiita, ambos são inimigos da milícia sunita extremista Taleban.
Apesar dos esforços dos EUA para incluir todos os vizinhos do Afeganistão em seus planos para aquele país, a iniciativa tem esbarrado na falta de relações diplomáticas entre Washington e Teerã e na tensão causada pelo programa nuclear iraniano.
Embora o Irã tenha ligações étnicas e religiosas com o Afeganistão, a produção de ópio no país vizinho vem causando um grande aumento no uso de drogas pela população iraniana. O Afeganistão produz 90% da heroína no mundo. As informações são da Dow Jones.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”