O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, disse neste sábado (12) que nem a Europa nem os Estados Unidos estão preparados para uma presidência de Donald Trump, que concorre à indicação do Partido Republicano para as eleições em novembro, porque o magnata não tem experiência internacional e é um populista.
“Trump é uma dessas pessoas que também temos aqui na Europa, que têm um bode expiatório para todos os problemas, mas nunca uma solução concreta”, disse Schulz à emissora francesa i-Tele. “Honestamente, prefiro outra candidata”, acrescentou, referindo-se à democrata Hillary Clinton.
Schulz, um social-democrata alemão, preside o Parlamento Europeu, cujos 751 membros têm o poder de aprovar, alterar ou rejeitar a legislação que afea todo o bloco de 28 países.
O empresário Donald Trump tem uma vantagem significativa sobre os demais candidatos nas primárias republicanas. O magnata angaria um apoio fervoroso, bem como duras críticas por sua conclamação à construção de um muro ao longo da fronteira entre México e EUA, além da imposição de uma proibição temporária à entrada de muçulmanos no país.
O republicano cancelou um discurso que faria em Chicago esta sexta-feira após uma série de protestos e pancadaria. Sua campanha alegou razões de segurança. Após o anúncio, dezenas de pessoas que esperavam a aparição do magnata entraram em confronto com manifestantes do lado de fora.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?