• Carregando...
O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, colocando seu voto na escola primária de Mutomo, em Kiambu, em 26 de outubro | SIMON MAINA/AFP
O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, colocando seu voto na escola primária de Mutomo, em Kiambu, em 26 de outubro| Foto: SIMON MAINA/AFP

A Comissão Eleitoral do Quênia informou que o presidente do país, Uhuru Kenyatta, venceu a nova eleição presidencial, realizada na semana passada, após o pleito ter sido boicotado pelo principal grupo de oposição.  

O presidente da Comissão Eleitoral, Wafula Chebukati, afirmou nesta segunda-feira (30) que Kenyatta recebeu 7,5 milhões de votos, ou 98% dos votos válidos. O anúncio de vitória foi feito por uma enorme margem visto que o presidente não enfrentou nenhum desafio significativo depois que o líder opositor, Raila Odinga, se recusou a participar da eleição, chamando o evento de farsa.  

Anulação

As eleições da semana passada são uma nova convocação do pleito de 8 de agosto, que o Supremo Tribunal do Quênia anulou em 1 de setembro. Foi a primeira vez que um tribunal africano anulou uma eleição. Órgão citou procedimentos inconstitucionais e sistemas eleitorais que foram "violados e comprometidos". Além disso, ordenou que a comissão eleitoral do Quênia realizasse um novo pleito no prazo de 60 dias.

Até mesmo o chefe da comissão eleitoral do Quênia duvidou da sua capacidade de organizar "eleições livres, justas e credíveis". Culpando as pressões partidárias e a intimidação, um de seus colegas desistiu e fugiu do país. Um grupo de enviados estrangeiros (incluindo um embaixador dos EUA) pediu à comissão que solicite um prazo maior.

Com informações da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]