A senadora uruguaia Lucía Topolansky, mulher do presidente José Mujica, disse nesta quinta-feira (3) que ele está preocupado com a saúde delicada e imprevisível do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
Em entrevista ao portal UNotciais, Topolansky disse que ela e Mujica estão em contato permanente com o embaixador da Venezuela no Uruguai, Julio Ramón Chirino - que viajou a Cuba - e com o representante uruguaio em Cuba, Ariel Bergamino.
A senadora também comentou as especulações em torno da saúde do líder venezuelano. "Quando se trata da saúde de um presidente é um problema de Estado, e deve-se esperar os comunicados oficiais. Todo o resto é especulação", disse.
Mujica disse em dezembro que gostaria de viajar a Cuba para visitar Chávez, mas, segundo Topolansky, não há possibilidade de visitar o líder venezuelano e a viagem não faria sentido.
Mujica mantém uma boa relação com Hugo Chávez e defendeu a entrada da Venezuela no Mercosul. Quando Chávez viajou a Cuba, Mujica mandou uma carta ao venezuelano e, poucos dias depois, Mujica, que é ateu, participou de uma missa que ele mesmo convocou para pedir pela saúde de Chávez.