O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, chegou hoje a Trípoli para conversas com o líder líbio Muamar Kadafi, informou um correspondente da France Presse. A intenção de Zuma é dialogar com Kadafi para articular o fim do conflito entre forças do governo e rebeldes.
Zuma foi recebido no aeroporto pelo primeiro-ministro de Kadafi, Baghdadi al-Mahmudi. O líder sul-africano quer um cessar-fogo imediato para acelerar os esforços de ajuda humanitária. Além disso, tentará negociar reformas para eliminar a causa do conflito, que começou em meio a protestos contra o regime, em meados de fevereiro. Os rebeldes querem a saída de Kadafi do poder, mas o governante se recusa a deixar o posto.
Otan
Ataques aéreos liderados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) mataram 11 pessoas hoje na cidade de Zlitan, a oeste de Misurata, segundo informou a agência estatal Jana. Áreas civis e militares teriam sido atingidas.
Há ainda um número não informado de feridos, diz a agência. A Otan realiza ataques aéreos no país para preservar a vida de civis, amparada por um mandato do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).