O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan| Foto: EFE
Ouça este conteúdo

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que já afirmou, recentemente, que Hamas “não é uma organização terrorista”, mas sim “um grupo de lutadores pela libertação”, voltou a criticar Israel durante um protesto pró-Palestina em Istambul neste sábado (28).

CARREGANDO :)

Erdogan disse que o ocidente é o responsável pela guerra na Faixa de Gaza. "O Ocidente é o responsável pelos massacres em Gaza. Israel é apenas um peão que seria sacrificado quando quiserem e não sobrevive nem três dias sem apoio ocidental", afirmou.

"Aqueles que derramaram lágrimas de crocodilo pelos civis mortos ontem na Guerra da Ucrânia não fazem nada pelas crianças que morreram hoje em Gaza", disse o presidente no protesto.

Publicidade

Essa não é a primeira vez que o presidente turco faz críticas a Israel. "Todo o Ocidente considera o Hamas uma organização terrorista. Daqui eu digo: Israel, você pode ser uma, o Ocidente tem muitas dívidas com você. Mas a Turquia não tem. O Hamas não é uma organização terrorista, é um grupo de lutadores pela libertação, que luta para proteger sua terra e seus cidadãos”, afirmou Erdogan no Parlamento em Ancara, no último dia 25.

Na mesma ocasião, Erdogan ressaltou que a Turquia, enquanto república com “uma mentalidade de Estado e uma tradição de milhares de anos, forjada nas guerras contra Bizâncio, nas Cruzadas e nos ataques mongóis”, estará sempre do lado palestino.