O presidente Lula telefonou ontem para Sebastián Piñera a fim de elogiar a operação de resgate dos 33 mineiros no Chile. "Quero parabenizar pelo extraordinário trabalho realizado", afirmou Lula.

CARREGANDO :)

A conversa foi transmitida pela televisão local e retransmitida por emissoras de diversos países.

Outros presidentes sul-americanos, como Hugo Chávez, da Venezuela; Cristina Kirchner, da Argentina e Evo Morales, da Bolívia, procuraram Piñera para fazer o mesmo durante o dia de ontem.

Publicidade

Pelo Twitter, Chávez já havia feito, na terça-feira, comentários positivos sobre as operações na região do deserto do Atacama.

Já o presidente dos EUA, Barack Obama, destacou que o resgate dos mineiros representa uma fonte de inspiração.

"Esse resgate é um tributo não apenas aos trabalhadores da equipe de socorro e do governo, mas também à união do povo que inspira o mundo’’, afirmou Obama.

Cobertura

Ao redor do mundo, os principais jornais noticiaram com destaque o resgate dos 33 mineiros confinados a 69 dias no interior da mina de San José.

Publicidade

No The Guardian, tradicional jornal britânico, a notícia ocupou a primeira página. O mesmo aconteceu no El País (Espanha), Clarín (Argentina), The New York Times (EUA) e em vários periódicos de expressão internacional.

Porém, boa parte das pessoas que acompanharam o drama dos 33 mineiros assistiu toda a história pela tevê. Na noite do resgate a TVN chilena foi a responsável pela transmissão das imagens para as tvs e emissoras do mundo todo. A CNN – o maior canal do mundo exclusivamente voltado às notícias – transmitiu todos os minutos do resgate. A emissora "congelou" toda sua programação internacional para poder retransmitir o evento ao vivo para vários países que recebem o sinal da CNN Internacional.

No Brasil, o resgate dos mineiros foi acompanhado – em flashes – por boa parte das emissoras de tevê.