Brasília A operação de resgate organizada pelo governo do Chile para a retirada dos 33 mineiros do interior da Mina San José, soterrados há 70 dias, foi elogiada por líderes políticos latino-americanos. Praticamente todos os presidentes sul-americanos telefonaram para o presidente do Chile, Sebastián Piñera. O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi pessoalmente ao Deserto de Atacama acompanhar o resgate do único boliviano do grupo.
Para o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, houve uma combinação de fatores como solidariedade e profissionalismo que favoreceu o sucesso da operação. "Ficamos felizes com esse grande triunfo do governo chileno do presidente Piñera com o imaculado e milagroso salvamento destes mineiros ", disse.
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, telefonou para Piñera para dizer que estava "muito feliz" com os resgastes e que enviava um abraço do "povo irmão argentino" para o Chile. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também elogiou a atuação dos socorristas e a precisão na retirada dos trabalhadores, presos a quase 700 metros de profundidade.
Em um telefonema no final da tarde de hoje, o mexicano Calderón também elogiou o profissionalismo que caracterizou a operação de resgate dos mineiros.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conversou pouco antes do meio-dia com Piñera, classificou o resgate como "extraordinário". "Esteja seguro de que os técnicos e todos os envolvidos no resgate fizeram um excelente trabalho", disse ele.
Em cerca de 20 horas de operação, foram resgatados 25 dos 33 mineiros soterrados. O presidente Piñera e autoridades em mineração afirmam que, ao que tudo indica, será possível retirar todos os homens do abrigo ainda esta noite.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião