Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
paraguai

Preso líder de camponeses que exigem terras de "brasiguaios"

Victoriano López, líder de grupos camponeses do Paraguai que exigem terras na Tríplice Fronteira com Brasil e Argentina, foi capturado por policiais em Assunção, segundo informou um relatório policial nesta segunda-feira (28).

López, líder dos "carperos" (agricultores que vivem em barracas nas terras que pretendem ocupar), é acusado por um juiz pelo crime de invasão de imóvel e coação.

O grupo de camponeses exige do governo paraguaio a entrega de milhares de hectares de terras fronteiriças que estão ocupadas e exploradas por ricos fazendeiros originários do Brasil, conhecidos como "brasiguaios".

"É parte de uma perseguição política. É a consequência de nossa luta contra essa gente poderosa", disse López a jornalistas.

Partidários de López anunciaram protestos para conseguir sua libertação.

Sua prisão ocorreu quando se encaminhava para se reunir com o titular do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e da Terra (Indert) para discutir uma disputa por terras de Ñacunday, no departamento de Alto Paraná (sudeste), considerado o mais rico do Paraguai e em poder dos "brasiguaios".

Segundo López, cerca de 167.000 hectares das terras pertencem ao Estado, e foram negociadas por militares e ex-colaboradores do regime do ditador Alfredo Stroessner (1954/89) para serem revendidas a colonos brasileiros.

López assegura que o principal favorecido pelas ricas terras do Paraná é Tranquilo Favero, um brasileiro nacionalizado paraguaio e mais conhecido no Paraguai como "o rei da soja", com cerca de 400.000 hectares no departamento.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros