Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação

Presos 11 suspeitos de terror na Europa

Bruxelas - Uma ampla operação policial contra o terrorismo prendeu ontem 11 pessoas na Bél­­gica, na Holanda e na Alema­­nha. Segundo procuradores belgas, os detidos são suspeitos de participar de uma rede de recrutamento para uma organização extremista islâmica da Chechênia.

As prisões não têm ligação com recentes boatos sobre pos­­síveis ataques terroristas na Alemanha, disse Judith Slui­­ter, uma porta-voz da Coor­­de­­nação Nacional Antiterroris­­mo da Holanda.

Na operação, 10 casas fo­­ram invadidas pela polícia nos três países. Os detidos têm idades na faixa dos 20 aos 30 anos, e são de nacionalidades belga, holandesa, mar­­roquina e russa.

Segundo as autoridades belgas, existiam planos dos supostos conspiradores para ataques na Bélgica, por uma organização "jihadista" in­­ternacional, mas o principal ob­­jetivo dos detidos era en­­contrar recrutas e dinheiro para o "Emirado do Cáucaso", organização terrorista clandestina cujo escopo é o estabelecimento do um Estado islâmico nas províncias russas do Nor­­te do Cáucaso, Che­­chênia, Da­­guestão e Ingu­­chétia.

A operação policial nos três países ocorreu após me­­ses de uma longa investigação, lançada pelas autoridades na ci­­dade belga de Antu­­érpia no fi­­nal de 2009.

Iraque e Afeganistão

Em outra operação policial, a polícia federal da Bél­­gica vasculhou 17 casas e de­­te­­ve 15 pes­­­­soas. As prisões ocor­­reram após a polícia in­­ves­­tigar du­­rante três anos pessoas ligadas a um centro islâmico na Bélgica. Os suspeitos pre­­ten­­diam recrutar voluntários pa­­ra a "jihad" (guer­­ra santa) de extremistas no Iraque e no Afe­­ganistão, disse um comunicado da procuradoria da Bél­­gica.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.