René Préval citou o diálogo e a união como instrumentos para reforçar a paz em seu primeiro discurso após tomar posse como o 55º presidente do Haiti, neste domingo.
- Devemos conseguir a paz, e para isso é necessário que falemos - disse Préval em um discurso diante de uma multidão reunida em frente ao Palácio Presidencial de Porto Príncipe, sede da Presidência da República.
Préval falou poucas horas após sua posse na Assembléia Nacional, formada pela Câmara dos Deputados e o Senado, na presença de uma grande representação internacional.
- É preciso reforçar o diálogo para reforçar a paz - ressaltou Préval, lembrando que a "paz é a chave que abre as portas ao emprego, ao turismo, às infra-estruturas, à educação, a saúde e a produção nacional".
Após "ter dado um grande passo através das eleições, é agora necessário que o povo haitiano assuma suas responsabilidades com vistas ao futuro", destacou.
- A solução dos problemas do país está em nossas mãos - assegurou Préval, advertido que as organizações internacionais não poderão assumir as responsabilidades dos haitianos.
No entanto, ele lembrou que a missão das forças da ONU presentes no Haiti ainda não terminou, elogiando seus esforços e os dos que atuaram na transição destes dois últimos anos, após a saída do poder e do país do então presidente Jean Bertrand Aristide em fevereiro de 2004.
Deixe sua opinião