A primeira mulher a comandar o serviço secreto dos Estados Unidos, Julia Pierson, foi empossada na Casa Branca hoje (27) durante uma breve cerimônia de juramento, na qual o presidente do país, Barack Obama, garantiu que a nomeação "quebra barreiras" por colocar uma mulher à frente da instituição pela primeira vez.Julia, que tem 53 anos e é agente do serviço secreto há 30, é a partir de hoje a principal responsável pela segurança do presidente, do vice-presidente e de suas famílias.

CARREGANDO :)

Obama reconheceu a "extraordinária reputação" de Julia e disse que é uma mulher "que está quebrando barreiras" por assumir a direção de uma agência dominada por homens e cuja cultura sempre foi predominantemente masculina.

"Como Joe Biden (o vice-presidente) já disse, agora ela terá, provavelmente, mais controle sobre nossas vidas do que qualquer outra pessoa, com exceção de nossas esposas, e não poderia pensar em ninguém melhor do que Julia para confiar a minha vida", brincou Obama.

Publicidade

O vice-presidente americano, Joe Biden, conduziu o juramento de posse de Pierson, com o presidente Obama em pé ao seu lado."Obviamente, ela está quebrando o molde em termos de diretores da agência, e eu acho que as pessoas estão todas extraordinariamente orgulhosas dela", disse Obama a jornalistas no fim da cerimônia.

Biden, que tem fama de cometer gafes ocasionais, disse que os agentes que o protegem estavam "animados com a escolha" dela para o cargo.

O serviço secreto americano tem sido criticado por ter uma cultura dominada por homens e sua reputação foi manchada por um escândalo envolvendo seus agentes e prostitutas na Colômbia, em 2012.