A primeira mulher do mundo a ter um rosto transplantado disse que ainda se assusta ao ver sua imagem refletida no espelho. Segundo reportagem do jornal britânico Daily Mail, Isabelle Dinoire fez a declaração, contando como se sente dois anos e meio depois de receber o rosto de uma outra pessoa.

CARREGANDO :)

Isabelle foi atacada por seu cachorro e ficou desfacelada. Seis meses depois, em novembro de 2005, a francesa recebeu o rosto de uma suicida.

- Você não pode se esquecer de alguém que você vê no espelho diariamente - disse Isabelle em seu diário, que será publicado nesta semana. - Eu não posso esquecer dela, eu não posso e não vou. Ela existe em mim.

Publicidade

O rosto pertence originalmente a Maryline St Aubert, uma professora de 46 anos que teve morte cerebral depois de se enforcar.

Isabelle acrescenta:

- Ela é minha salvadora, como uma irmã gêmea. Nunca serei com antes. Quando me vejo em sonho, estou com o meu rosto antigo, não com o que tenho atualmente.

O diário de Isabelle será publicado na França nesta semana, envolto de expectativas. "O Beijo de Isabelle" é uma auto-biografia, recheada de palavras e reflexões cortantes, segundo a reportagem do Daily Mail.

- Meu psicanalista disse que o rosto atual tomaria as formas do antigo, como se fosse uma roupa que eu estivesse vestindo. Mas olho para ele e vejo que não é o meu nariz, não é a minha boca. Eu não pareço com quem eu era - diz.

Publicidade

Quando aconteceu o incidente, Isabelle estava sozinha em casa, com Tania, uma cadela vira-lata, com cruzamento de labrador. Naquele ano, ela admite ter tomado medicamentos para dormir porque estava deprimida. Quando estava inconsciente, sua cadela a atacou.

Quando ela acordou, não tinha idéia do que havia acontecido.

- Tentei acender um cigarro e não entendi porque eu não conseguia colocá-lo entre meus lábios. Foi então que vi uma poça de sangue e a cadela ao lado - conta. - Eu corri para me olhar no espelho e não pude acreditar no que vi. Foi horrível.