• Carregando...

Arkalyk, Cazaquistão – A primeira mulher a viajar pelo espaço como turista, Anusheh Ansari, foi recebida com um buquê de rosas vermelhas ao pousar ontem nas estepes do Cazaquistão ao lado dos dois tripulantes da 13.ª missão da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A cápsula, na qual viajavam a iraniana naturalizada norte-americana, e mais os astronautas Jeffrey Williams (EUA) e Pavel Vinogradov (russo), aterrissou suavemente na madrugada de ontem, ao norte de Arkalyk, no Cazaquistão, informou o centro de controle de vôos espaciais russo. A viagem durou pouco mais de três horas. "Tudo aconteceu da maneira planejada", disse um porta-voz do centro. Helicópteros e aviões do serviço espacial localizaram a cápsula quando a mesma ainda estava no céu. O canal de televisão russo NTV exibiu imagens de agentes do serviço espacial ajudando os cosmonautas a sair da cápsula e vestindo os mesmos com agasalhos para protegê-los do frio.

Ansari, radiante, foi recebida pelo marido Hamid, que tinha às mãos um buquê de rosas vermelhas quando ela sentou em uma cadeira especial para começar a recuperação da falta de gravidade. Ansari permaneceu oito dias na ISS. Vinogradov e Williams estiveram 183 dias na Estação. De acordo com um oficial espacial russo citado pela agência ITAR-TASS, os três gozam de boa saúde. Nikolai Sevastyanov, presidente da corporação russa Energia, que construiu a ISS, disse que a viagem foi um sucesso. "A tripulação se saiu magnificamente bem", disse Sevastyanov à rede de televisão NTV. Depois de uma avaliação médica, os três cosmonautas viajarão para Moscou. Ansari, de 40 anos, pagou US$ 25 milhões à agência de turismo espacial Space Adventurers para passar pouco mais de uma semana na ISS, informou o presidente da empresa, Eric Anderson. Ela foi responsável por experiências médicas e biológicas para a Agência Espacial Européia (ESA) e fez centenas de fotos da Terra. A NTV exibiu trechos do vídeo de despedida de Ansari da ISS. "Não posso deixar de estar triste por ter que partir", disse Ansari, com suas coletas científicas flutuando no ambiente sem gravidade. "Tive uma experiência única graças a estas pessoas", acrescentou em referência aos companheiros de tripulação. Ela também manteve no ar o primeiro blog escrito do espaço.

Anusheh Ansari viveu no Irã até os 16 anos e foi a quarta pessoa a fazer turismo espacial. Ela fez fortuna no mundo das telecomunicações. Sua família investiu US$ 10 milhões na fundação que leva seu nome, destinada a promover os avanços nas viagens humanas ao espaço. Ansari viajou à ISS ao lado dos integrantes da atual missão da ISS, o norte-americano Michael López-Alegría, da Nasa, e o russo Mikhail Tyurin. Os dois permanecerão na Estação até o outono de 2007, ao lado do alemão Thomas Reiter, que retornará à Terra no fim do ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]