A milionária americana de origem iraniana Anousha Ansari começou nesta segunda-feira o primeiro vôo turístico de uma mulher ao espaço, em viagem a bordo da nave russa Soyuz TMA-9, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
A Soyuz TMA-9, na qual também viajam o cosmonauta russo Mikhail Tiurin e o astronauta americano de origem espanhola Michael López-Alegria, foi impulsionada por um foguete Soyuz FG que decolou às 8h09m (1h09m no horário de Brasília), a partir da base cazaque de Baikonur, na Ásia Central. Pela primeira vez, a televisão russa transmitiu ao vivo o lançamento de um foguete com nave tripulada.
- O lançamento da Soyuz TMA-9 transcorre normalmente e todos os seus sistemas funcionam com normalidade e os tripulantes se encontram em perfeito estado - disse Valeri Lindin, porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia (CCVE), citado pela agência russa Itar-Tass.
Durante a transmissão televisiva do lançamento, foi possível ver a ignição dos propulsores do foguete e sua decolagem, enquanto uma voz no Centro de Controle comunicava: "o vôo transcorre com normalidade".
Nove minutos depois do lançamento, a SoyuzTMA-9 se separou do foguete e ficou em uma órbita transitória de 200 quilômetros de altura. A partir desse momento, a nave iniciou seu vôo autônomo rumo à ISS, onde se acoplará na quarta-feira, às 2h28m (no horário de Brasília).
Durante sua permanência de dez dias no espaço, Ansari, de 40 anos, realizará dois experimentos da Agência Espacial Européia e um terceiro do consórcio aeroespacial russo Energia.
Os outros dois tripulantes da Soyuz TMA-9, Tiurin e López-Alegria, substituirão dois membros da atual tripulação da ISS, o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, que retornarão à Terra junto com Ansari na Soyuz TMA-8, que se encontra na plataforma orbital.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp