Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Primeiras pesquisas apontam vitória da oposição na Índia

As primeiras pesquisas de boca de urna na Índia indicam vitória do partido oposicionista Bharatiya Janata Party (BJP, Partido do Povo Indiano), representado por Narendra Modi.

A eleição na Índia, considerada o maior exercício da democracia no mundo, terminou nesta segunda-feira (12) com uma participação recorde de 66,38% dos 814 milhões de eleitores, segundo a Comissão Eleitoral.

Apesar de o nacionalista hindu BJP aparecer como favorito, analistas advertem para possíveis erros, já que as pesquisas de boca de urna de 2004 e 2009 se mostraram equivocadas. Os resultados oficiais serão anunciados na sexta-feira (16).

Rahul Gandhi, do governista Partido do Congresso, é o principal adversário de Modi.

A primeira pesquisa nacional, realizada pela CVoter, registrou uma maioria absoluta para o BJP e seus aliados, enquanto que CNN-IBN e Headlines Today Channels indicaram que o Congresso perde em muitos estados.

As pesquisas preveem vitória para a coalizão do BJP, que precisa ter 272 assentos para garantir a maioria na Câmara.

A eleição que começou em 7 de abril define os 543 membros do Lok Sabha, espécie de Câmara dos Deputados. O partido que obtiver a maioria, sozinho ou em coalizões - o que é mais provável - escolhe o premiê.

Segundo a pesquisa do India Today, a coalizão do BJP deve levar entre 261 a 283 dos assentos. A ABP News aponta 281 para a aliança do BJP e 97 para a aliança governista.

Já para a rede de TV CNN-IBN, a coalizão do BJP leva entre 270 e 282 assentos enquanto a coalizão do Partido do Congresso fica com 92 a 102 lugares.

Candidatos

Modi, líder do BJP, representa a esperança de boa parte dos indianos de resgatar a economia do país. Nos últimos anos, o crescimento do país desacelerou -3,2% em 2012 e 3,8% no ano passado.

Modi consolidou sua imagem de administrador eficiente como ministro-chefe [governador] de Gujarat, que cresce mais que o resto da Índia, e promete implementar política econômica de ênfase ao livre mercado, contrária à tradição estatista da Índia.

No entanto, é visto com desconfiança pelos muçulmanos do país porque governava Gujarat durante um massacre no estado que levou à morte de mais de mil pessoas, na maioria muçulmanos. Apesar de ter sido inocentado, ainda pesa contra Modi a acusação de ter incitado os hindus à violência.

O representante do Partido do Congresso, Gandhi, é filho do ex-primeiro-ministro Rajiv Gandhi e neto da ex-primeira-ministra Indira Gandhi.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros