Uma equipe de cientistas da Universidade Nacional da Coréia do Sul anunciou nesta terça-feira (9) que Snuppy - o primeiro cachorro clonado - teve dez filhos em maio. O esperma do animal foi inseminado artificialmente em duas fêmeas, também clonadas.
Os cientistas disseram que os nascimentos marcam a primeira ninhada de clones de cachorro. "A dúvida científica sobre se é possível que cachorros clonados tenham crias está solucionada", afirmou o chefe da equipe, Lee Byeong-chun. Segundo Lee, foram clonados cerca de 30 cachorros e 5 lobos desde a bem-sucedida experiência que gerou Snuppy, em abril de 2005.
O cientista afirmou que exames de DNA confirmaram que os cachorros são filhos de Snuppy, da raça afghan hound.
Segundo o especialista em clonagem britânico Robin Lovell-Badge, o anúncio não é significativo, pois vários animais clonados já tiveram crias - inclusive o primeiro, a ovelha Dolly.
Lovell-Badge que dirige, também, o departamento de desenvolvimento de genética do Instituto Nacional Britânico de Pesquisas Médicas, lembrou que as crias de um animal clonado geralmente não apresentam problemas, ao contrário de vários dos próprios clones, com defeitos em alguns genes. As informações são da Associated Press.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura