Ouça este conteúdo
Estreou na quarta-feira (11) no X e no YouTube o primeiro capítulo de uma série documental retratando a ascensão política do presidente da Argentina, Javier Milei, chamada simplesmente “A Série de Milei”.
O diretor da série é Santiago Oría, que trabalhou na campanha de Milei para deputado nacional em 2021 e à presidência em 2023 e que atualmente é diretor de Produção Audiovisual da Presidência da Argentina.
O primeiro episódio, chamado de “Do Zero a Presidente”, trata nos primeiros minutos da ascensão de Milei, desde sua participação como economista em programas de televisão até a vitória sobre o peronista Sergio Massa na eleição presidencial do ano passado – trajetória que será mais detalhada, assim como os primeiros meses da sua gestão, nos cinco episódios seguintes.
Depois dessa introdução, o próprio Milei narra em off a história econômica argentina desde a Constituição de 1853. Para o libertário, a chegada ao poder de Hipólito Yrigoyen, em 1916, iniciou um processo de decadência do país, que nas décadas seguintes foi assolado por golpes de Estado, inflação descontrolada e planos econômicos fracassados.
Milei abre exceção apenas para a presidência de Carlos Menem (1989-1999), a qual descreve como o “melhor governo da história” da Argentina e cuja equiparação do peso ao dólar é chamada pelo libertário de “programa de maior sucesso da história econômica argentina”.
Ele critica duramente as administrações de esquerda que vieram a seguir. “O kirchnerismo foi a pior coisa que aconteceu à Argentina na história”, afirma Milei.
O primeiro capítulo termina com imagens do peronista Alberto Fernández discursando após derrotar Mauricio Macri (hoje aliado de Milei) na eleição de 2019. Em seguida, Milei alerta: “Ele vai ser muito pior [que Macri]”. Os episódios da série serão disponibilizados semanalmente.