O Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha) confirmou que na sexta-feira, primeiro dia da trégua entre Israel e Hamas, 137 caminhões com ajuda humanitária conseguiram chegar à Faixa de Gaza pela passagem de Rafah, o maior número em um dia desde o início do conflito.
Além disso, 129 mil litros de combustível, também mais do que nos dias anteriores, entraram em Gaza, juntamente com quatro caminhões transportando gás, energia necessária às agências humanitárias para abastecer hospitais, usinas de dessalinização e atender outras necessidades humanitárias.
Cerca de 200 caminhões deixaram Nitzana (local perto da fronteira com o Egito onde as forças israelenses realizam verificações de segurança nesses veículos) rumo a Rafah, informou a ONU em comunicado, sem detalhar por que nem todos eles chegaram ao território palestino nesse dia.
O Ocha também detalhou que 21 pacientes foram retirados nesta sexta-feira do norte da Faixa de Gaza, onde muitos hospitais estão sob cerco e ataque há dias. Além disso, “centenas de milhares de pessoas foram assistidas com alimentos, água, suprimentos alimentares e outros bens essenciais”. Por fim, a ONU ainda mencionou a libertação de reféns israelenses sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro: “As Nações Unidas saúdam a libertação de 24 reféns mantidos em cativeiro em Gaza desde o dia 7 de outubro e reiteram seu apelo pela libertação imediata e incondicional dos demais”, concluiu o comunicado.
Novos comboios já cruzaram fronteira no sábado
Um novo comboio de caminhões cruzou a passagem de Rafah, do Egito para a Faixa de Gaza, neste sábado, contemplando a entrada de mais ajuda ao enclave palestino. O canal egípcio Al Qahera News mostrou imagens ao vivo de caminhões passando pela passagem terrestre em direção a Nitzana. De acordo com a emissora, que é próxima ao governo egípcio, esse comboio inclui camas, barracas, água e toneladas de ajuda alimentar, sem dar mais detalhes, embora tenha observado que 340 caminhões podem chegar neste sábado ao enclave palestino.
De acordo com o COGAT, o órgão militar israelense que administra os assuntos civis nos territórios ocupados, quatro tanques de combustível e quatro tanques de gás de cozinha foram transferidos do Egito para as organizações de ajuda humanitária da ONU no sul da Faixa de Gaza via Rafah. “Essa medida foi aprovada pelo governo de Israel no âmbito da pausa e da libertação dos reféns acordada com os Estados Unidos e mediada pelo Catar e pelo Egito”, declarou a agência em um comunicado.
Este sábado é o segundo dia de uma trégua temporária mediada por Egito, Catar e Estados Unidos entre Israel e Hamas, na qual a troca acordada de reféns por prisioneiros palestinos continuará. Um total de 13 reféns israelenses foram libertos na sexta-feira como parte da trégua, assim como dez tailandeses e um filipino em um acordo paralelo. Após a libertação dos reféns, Israel libertou 39 prisioneiros palestinos, incluindo mulheres e menores de idade.
Deixe sua opinião