Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novo grupo

Primeiro encontro da Comunidade Política Europeia acontece em Praga

Entrada principal do prédio do Arquivo do Castelo de Praga em 28 de julho de 2022. (Foto: BigStock)

Ouça este conteúdo

Dirigentes da União Europeia e de 17 países do Velho Continente se reúnem em Praga, República Tcheca, para falar sobre segurança e economia na próxima quinta-feira (06). Rússia e Belarus ficam de fora. Com a presença do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, será inaugurada a Comunidade Política Europeia (CPE).

Entre os 44 países, 43 presidentes europeus estarão na cidade, com a ausência apenas do ucraniano, Volodymyr Zelensky, que participará por vídeo devido à invasão russa no país.

A guerra na Ucrânia é apontada pelas autoridades como o principal motivo para a criação desse grupo. "É uma mensagem muito clara para Moscou", diz um diplomata ao jornal francês Le Monde, sem se identificar.

O expansionismo russo fez com que a Ucrânia, a Moldávia e a Geórgia, além, dos Países Bálticos, procurassem a ajuda da União Europeia, o que criou a necessidade de unir um novo grupo para discutir sobre paz, clima e economia. Desta vez, como assuntos principais, além de debater a urgente crise energética, as autoridades europeias deverão tratar de cibersegurança.

A Comunidade Política Europeia foi sugerida pelo presidente francês, Emmanuel Macron, em 9 de maio no Parlamento de Estrasburgo. "A UE não pode ser o único meio de estruturar o continente europeu", disse Macron na ocasião. "Um novo espaço de cooperação das nações europeias democráticas", definiu o presidente francês.

O novo grupo deverá se reunir duas vezes por ano, sendo uma delas em um país da UE e a outra em um país fora do bloco. O próximo encontro está previsto para acontecer durante a primavera europeia na Moldávia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.