O primeiro-ministro canadense, Paul Martin, reconheceu nesta terça-feira que os liberais de seu partido perderam as eleições parlamentares realizadas na segunda-feira para o Partido Conservador, liderado pelo economista Stephen Harper. Com a vitória, os conservadores voltam ao poder depois de mais de 12 anos na oposição.
- Acabo de ligar para Stephen Harper e dei a ele meus parabéns. O povo do Canadá o escolheu para liderar um governo de minoria - disse ele a apoiadores em seu distrito eleitoral em Montreal.
Resultados preliminares mostraram que os conservadores ganharam 125 das 308 cadeiras do parlamento nas eleições de segunda-feira, enquanto os liberais conquistaram 102.
Rodeado por vários ministros e sua mulher, Martin, de 68 anos, anunciou também que vai renunciar como líder do Partido Liberal.
Em novembro do ano passado, Paul Martin solicitou a convocação de eleições, depois que seu governo foi derrubado pelo Parlamento devido à crise provocada pelo desvio de US$ 85 milhões em financiamento de campanha por funcionários de seu partido.