Ouça este conteúdo
Apuração em andamento
O primeiro-ministro da Eslováquia, o esquerdista Robert Fico, foi vítima de um ataque a tiros durante um compromisso oficial, nesta quarta-feira (15). O político precisou ser levado ao hospital de helicóptero, de acordo com a imprensa local.
O caso aconteceu em Handlova, cidade localizada a cerca de 160 quilômetros da capital, Bratislava. Segundo a agência de notícias estatal Tasr, o premiê foi atingido na altura do abdômen e seu estado de saúde ainda não foi informado.
O jornal Denník N afirmou que o ataque ocorreu quando Fico saía de um centro cultural na cidade, na região central da Eslováquia, durante uma reunião do governo, formado por populistas de esquerda e nacionalistas. O premiê cumprimentava um pequeno grupo de cidadãos reunidos do lado de fora, um deles segurando uma faixa contra o governo, quando vários tiros foram disparados.
O primeiro-ministro caiu no chão e sua equipe de segurança o transferiu para um veículo para levá-lo a um hospital.
Em conversa com a Reuters, uma fonte afirmou que testemunhou o crime e viu um homem sendo detido pela polícia em seguida.
A presidente do país, Zuzana Caputová, classificou o ataque como "brutal" e desejou uma pronta recuperação a Fico por meio de uma nota. Ainda não há informações sobre a motivação do ataque contra o político eslovaco.
O Parlamento eslovaco suspendeu a sessão que estava sendo realizada.
Premiê corre risco de vida, diz porta-voz do governo
Um porta-voz do Ministério do Interior eslovaco afirmou à Reuters nesta manhã, por telefone, que o primeiro-ministro corre risco de vida devido aos ferimentos de bala. O governo classificou o episódio como tentativa de homicídio.
Fico retornou ao cargo em outubro do ano passado. O político pró-Rússia já foi primeiro-ministro da Eslováquia entre 2006 e 2010 e entre 2012 e 2018.
No início da tarde, foi confirmado que o estado de saúde dele é grave depois de ter sido baleado várias vezes nesta quarta-feira, de acordo com as contas oficiais de Fico nas redes sociais.
"Ele foi baleado várias vezes e sua vida está atualmente em perigo", diz a conta de Fico no Facebook, que indica que ele foi levado de helicóptero para a cidade de Banska Bystrica, a cerca de 65 quilômetros de Handlova, onde ocorreu o ataque.
A mensagem afirma que Bratislava, a capital da Eslováquia, fica muito longe dada a urgência do tratamento de Fico, e diz que as próximas horas serão decisivas.