Entre os 21 novos ministros e secretários de Estado nomeados pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, está o novo secretário de ioga, que terá a missão de promover a medicina e as práticas ascéticas tradicionais no país.
O secretário de Estado Shripad Yesso Naik tomou posse nesta segunda-feira (10) para comandar o departamento AYUSH, sigla de ayurveda, ioga, unani, siddha e homeopatia, que faz parte do Ministério da Saúde e Bem-estar da Família.
Modi pratica ioga todas as manhãs ao se levantar, por volta das 4h30, de acordo com seu biógrafo Nilanjan Mukhopadhyay. O líder indiano, que chegou ao poder há cinco meses, pediu em seu discurso perante a Assembleia Geral da ONU em Nova York, em setembro, a criação de um Dia Internacional de Ioga.
"O ioga não deve ser só um exercício, mas deve ser um meio para se conectar com o mundo e a natureza", afirmou Modi perante as Nações Unidas, acrescentando "que pode ajudar na luta contra a mudança climática".
A prática de ioga tem sua origem em escrituras hindus que datam de 1.500 A. C. e forma a base da religião hindu. No século 20, a prática chegou ao Ocidente e hoje é muito popular no mundo todo.
Novos ministros
Modi, um nacionalista hindu que chegou ao poder em maio, após uma ampla vitória nas eleições, nomeou também um novo ministro da Defesa, Manohar Parrikar, que terá o objetivo de negociar a reforma do Exército. "Felicitações a todos os colaboradores que prestaram juramento hoje. Espero trabalhar com eles para acelerar a viagem da Índia ao desenvolvimento", escreveu Modi no Twitter.
O novo governo tem quatro novos ministérios e 17 novos secretários de Estado, o que eleva a 66 o número de integrantes do Executivo, incluindo o primeiro-ministro. Também foi anunciado um novo ministro das Ferrovias, Suresh Prabhu, um posto chave em um país no qual milhões de pessoas viajam diariamente de trem.