O novo primeiro-ministro do Mali, Oumar Tatam Ly, anunciou neste domingo a composição de seu governo, que será formado por 34 pessoas, entre eles quatro mulheres.
Entre as novidades apresentadas está a criação de um departamento de Reconciliação Nacional e para o Desenvolvimento do Norte, que será chefiado pelo diplomata Cheick Oumar Diarra.
Na última quarta-feira, em sua posse, o presidente Ibrahima Boubacar Keita, garantiu que a reconciliação entre os malineses é a prioridade de seu governo.
Outra novidade no anúncio feito hoje por Keita é a designação de Zeidan Ould Sidi como ministro das Relações Exteriores. O político é um antigo rebelde tauregue que atuou contra o poder central do país no início da década de 90.
A pasta da Defesa ficará com Soumaylou Boubey Maiga, que já ocupou o cargo anteriormente, depois de ter sido diretor da Segurança do Estado. Tatam Ly anunciou seis ministros que faziam parte do governo de transição, entre eles o general Moussa Sinko Coulibaly, quem segue no Ministério do Interior.
As quatro mulheres que fazem parte da equipe governamental ocupam as pastas de Educação, Promoção da Mulher e da Família, Artesanato e Turismo.
Oumar Tatam Ly é economista e antigo diretor-geral dos Bancos Central dos Estados da África Ocidental. O primeiro-ministro foi nomeado na quinta-feira pelo presidente Keita.