Ramallah O primeiro-ministro do Governo de emergência palestino, Salam Fayyad, que também ocupará o Ministério das Finanças e o de Relações Exteriores, é um político independente que oferece à nova Administração seus bons contatos com o exterior e sua boa reputação, apesar da falta de carisma nos territórios palestinos.
Promotor das reformas na estrutura econômica da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Fayyad, um economista de 55 anos, formou-se nos Estados Unidos e cursou também a Universidade Americana de Beirute, instituição da qual saíram grandes estadistas árabes. Seus contatos internacionais vêm principalmente de seu trabalho como economista no Banco Mundial, em Washington, entre 1987 e 1995. Depois, foi nomeado porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI) nos territórios palestinos, cargo que desempenhou até 2001.
Apesar de sua carreira internacional e de ter nacionalidade americana, Fayyad nasceu em Tulkarem, na Cisjordânia, em 1952. Sua primeira aproximação com a política ativa foi através do movimento nacionalista Fatah. Começou em seu primeiro cargo político importante em 2002, quando foi nomeado titular do então recém-criado Ministério das Finanças, idéia de Yasser Arafat.
Em 2005, liderou a formação de um partido formado por políticos independentes e batizou com o nome de Terceira Via.