O primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, anunciou nesta segunda-feira (20) a composição de seu novo gabinete, colocando fim a um período de nove meses de impasse político e vácuo de poder no país árabe, informou um destacado integrante da coalizão de governo.
O xiita Abdul Kareem Luaiby foi escolhido para chefiar o Ministério do Petróleo, em substituição a Hussein al-Shahristani que deve assumir o posto de vice-primeiro-ministro para energia disse o deputado governista Hassan al-Sinaid.
O curdo Hoshiyar Zebari manterá o cargo de ministro das Relações Exteriores na nova coalizão. O sunita Rafee al-Essawi, da coalizão secular al-Iraqiya e que foi vice-primeiro-ministro na última gestão, será o novo ministro das Finanças, prosseguiu Sinaid.
A nova composição do governo será submetida nesta terça à apreciação do Parlamento, que precisa aprovar individualmente cada um dos ministros, assim como o programa de governo. Maliki tinha até o dia 25 para apresentar um novo gabinete. As informações são da Dow Jones.