Um sucesso. É assim que os médicos responsáveis pelo primeiro transplante parcial de rosto, realizado há um ano, na França, se referem aos seus resultados.
"É um êxito anatômico e funcional, e o resultado estético é excelente", indicaram os hospitais universitários de Amiens e Lyon, em comunicado divulgado no primeiro aniversário do transplante.
O transplante foi realizado na francesa Isabelle Dinoire, de 39 anos, que havia tido o rosto desfigurado ao ser atacada por um cachorro.
As cicatrizes do transplante de nariz, boca e queixo regrediram consideravelmente, apesar de ainda persistir uma ligeira assimetria, indica nesta segunda-feira o jornal "Le Parisien", ao qual a mulher declarou que "voltou a ter uma vida normal, e retornará ao trabalho dentro de algumas semanas".
Após falarem sobre a restauração das funções de mastigação e elocução, os médicos indicaram que os progressos constatados, tanto no plano da sensibilidade como na parte motora, foram sendo confirmados com o passar dos meses.
O tratamento imuno-depressor permitiu que fossem evitados episódios de rejeição.
"A tolerância ao transplante foi excelente", afirmaram.
No último dia 3, Isabelle foi comer com sua filha e amigos em uma cafeteria, segundo contou o correspondente do jornal, que a viu mastigar a carne sem dificuldades, e afirma que conseguiu entendê-la sem problemas, diferentemente do que havia ocorrido em sua primeira aparição pública, em entrevista coletiva realizada em fevereiro.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião