O conselho executivo do Hezbollah escolheu Hashem Safieddine como novo secretário-geral do grupo terrorista libanês, informaram neste domingo (29) fontes consultadas pelo site da emissora saudita Al-Arabiya.
Safieddine é primo de Hassan Nasrallah, que era secretário-geral do Hezbollah desde 1992 e foi morto num ataque de Israel ao QG do grupo terrorista em Beirute na sexta-feira (27).
Segundo informações do site Iran Insight, Safieddine tem 60 anos e estudou teologia ao lado de Nasrallah em Najaf, no Iraque, e em Qom, no Irã, dois importantes centros de educação religiosa xiita. Ambos se tornaram membros do Hezbollah logo nos primeiros anos do grupo terrorista.
Alvo de sanções dos Estados Unidos e da Arábia Saudita, Safieddine liderava o conselho executivo do Hezbollah e, além das afinidades políticas e ideológicas, tem laços familiares com o Irã, principal apoiador do grupo.
Um irmão dele, Abdullah, representa o Hezbollah no Irã e seu filho Redha é casado com a filha de Qasem Soleimani, general iraniano morto em um ataque de drones dos Estados Unidos em Bagdá, no Iraque, em janeiro de 2020.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”