• Carregando...

A princesa Masako, esposa do príncipe-herdeiro do trono japonês, Naruhito, assistiu neste domingo pela primeira vez em três anos à recepção da Casa Imperial ao ano novo e despertou novos boatos sobre sua recuperação.

Masako, que sofre de depressão profunda - o que a mantém afastada de eventos públicos desde dezembro de 2003 - assistiu à festa ao lado dos imperadores Akihito e Michiko, do príncipe Naruhito e do irmão Akishino, do chefe de governo japonês Junichiro Koizumi e de vários ministros.

Em julho de 2004 os imperadores reconheceram que a princesa sofre de "um transtorno de adaptação", que entre os sintomas envolve ansiedade e estado depressivo. Em maio deste ano, durante as bodas do príncipe de Astúrias, o herdeiro do trono japonês Naruhito surpreendeu a opinião pública ao fazer críticas implícitas ao tratamento que a Casa Imperial dedicada a sua esposa, que passou de plebéia a princesa em 1993.

A imprensa japonesa atribui os males de Masako ao regime enclausurado em que é mantida desde seu casamento, mas também às pressões para que dê a luz a um filho homem ao Império, para que seja efetivada a sucessão ao trono. Masako teve que esperar oito anos para celebrar o nascimento da primeira descendente de sangue imperial, uma menina, a princesa Aiko, de quatro anos.

No caminho inverso, a irmã do príncipe-herdeiro, a princesa Nori, de 36 anos, deixou em novembro a mais antiga monarquia do mundo para viver com um plebeu num apartamento de Tóquio. A princesa, que passou a ser conhecida como Sra. Sayako Kuroda, renunciou ao título para se casar com Yoshiki Kuroda, um funcionário do governo de Tóquio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]