O príncipe Charles aconselhou seu filho William a tomar uma decisão sobre seu namoro com Kate Middleton: comprometer-se ou dar fim à relação, revelou neste domingo (15) o jornal britânico "The Sunday Telegraph".
Toda a imprensa britânica está especulando nesse domingo sobre as razões pelas quais um casal aparentemente estável terminou uma relação que se tornou pública há quatro anos, e que, para muitos, estava destinada a acabar em casamento.
Segundo fontes próximas à família real, o herdeiro da Coroa britânica considerava injusto que a jovem, de 25 anos, tivesse que suportar indefinidamente o assédio dos fotógrafos se seu filho mais velho, de 24, não fosse se casar com ela.
A revista de domingo "News of the World", do jornal "The Sun", que adiantou no sábado (14) a notícia, disse que a decisão de dar fim ao romance foi debatida em uma reunião da família real, realizada há dez dias. Nela, a soberana, Elizabeth II, teria declarado: "Não tenha pressa em se casar, não queremos outra Diana".
O conselho ao número dois na linha de sucessão ao trono britânico, teria sido dado depois que William revelou que não pensava em se casar em um futuro próximo, e que preferia se concentrar em seus deveres com o Exército e o Estado. O príncipe teria feito a declaração na reunião, a qual também compareceu seu pai.
O casal rompeu no fim de semana passado e, segundo o "Sunday Mirror", foi o príncipe que terminou com Kate.
Os problemas do casal
Segundo as fontes citadas pelo jornal, ela estava cansada das diversões de William com seus companheiros, e ele se incomodava com os pedidos da jovem para que passasse os fins desemana com ela em Londres.
"Não tenho 36 anos e não estou casado. Tenho 24 e só quero me divertir um pouco", disse o príncipe a seus amigos, segundo o tablóide.
"The Mail on Sunday" também assegura que a decisão foi de Wiliam, que considerava que a relação tinha perdido a "alegria". Segundo o jornal, ainda, a decisão pode ter sido influenciada pelo fato de Kate não ter sangue aristocrático, e proceder de uma família de classe média.
Para o "Sunday Times", a razão da ruptura é que tanto o príncipe como sua (ex-) namorada são muito jovens.
"William conheceu Kate cinco anos atrás", resumem os amigos próximos ao casal citados pelo jornal. Para eles, a decisão de romper foi 60% do príncipe e 40% de Kate.
A jovem passou o fim de semana junto de seus pais, e vários tablóides publicaram fotos do príncipe se divertindo com seus amigos na sexta-feira (13).
Segundo a "News of the World", William e seus amigos gastaram quase £ 5 mil (cerca de � 7.500) em champanhe e coquetéis em um clube da moda de Londres, e o príncipe dançou até depois das 3h.
O "Sunday Mirror", inclusive, assegura que o príncipe disse a seus amigos: "Sou muito jovem para criar juízo".
A publicação de uma foto do príncipe apalpando o seio de uma brasileira no último dia 27 de março, em uma boate na cidade inglesa de Bournemouth, também teria incomodado Kate e abalado o relacionamento.
A Clarence House, residência oficial do príncipe de Gales e de seus dois filhos, William e Harry, não se pronunciou sobre a ruptura.