Londres Em visita a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o príncipe Charles, herdeiro da Coroa britânica, disse a uma nutricionista que "banir o McDonalds seria a solução para obter uma dieta saudável.
Não foi uma declaração pública e nem o primeiro passo de uma campanha que ele supostamente poderia lançar. Mas o episódio é relatado pelo "Times, de Londres, que compara a outras gafes cometidas pelo príncipe, como suas críticas à arquitetura moderna ou elogios à medicina alternativa.
O príncipe estava visitando no pequeno país do golfo Pérsico um centro de pesquisas de combate à diabetes que vitima 20% da população adulta local.
Um porta-voz da rede McDonalds declarou-se "desapontado e disse que outros integrantes da família real britânica freqüentam as lanchonetes e "têm provavelmente uma imagem mais atualizada dos alimentos oferecidos. Disse ainda que o príncipe não levou em conta iniciativas da rede, como a melhoria na etiquetagem e a variedade do cardápio.
O "Times relata ainda que os dois filhos de Charles já foram vistos em lojas do McDonalds. Com Harry aconteceu em 2005, quando ele comprou dois hambúrgueres de frango e um milk shake de morango. William foi fotografado em 1992 na fila diante de um caixa.
Para evitar efeitos negativos à observação de Charles, seu porta-voz distribuiu comunicado em que reiterou a sua preocupação com a saúde e a alimentação infantil boa e saudável.