O príncipe Harry visitou na tarde deste sábado (10) o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Durante a passagem pela comunidade, pacificada desde novembro de 2010, Harry quebrou o protocolo: quando caminhava com sua comitiva, ele parou para apertar as mãos de moradores que se aglomeravam nas grades gritando "Príncipe Harry".
Harry participou de uma partida de críquete com crianças no Alemão, acostumadas a jogar tacobol, que é parecido. Ele ainda visitará um centro comunitário antes de embarcar para São Paulo, à noite.
O príncipe chegou por volta das 14h à estação Palmeiras do teleférico do Complexo do Alemão, ao lado do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e do secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann. Em seu segundo e último dia de visita ao Rio, o príncipe assistiu à apresentação de um coral, formado por crianças da comunidade. Logo após à apresentação, Harry saiu do lado dos secretários e foi conversar com as crianças.
Pela manhã, Harry esteve no Aterro do Flamengo, onde deu a largada na corrida do Great Sports Day. Vestindo calça de jogging e camiseta branca, ele usou uma bandeira do Brasil para dar início à corrida e em seguida se juntou aos participantes. Harry correu por cerca de um quilômetro e parou para se preparar para um jogo de rúgbi, também no Aterro. O jogo durou cerca de meia hora e, na sequência, foram distribuídas medalhas para os participantes.
O príncipe também teve uma aula de vôlei de praia com a medalhista olímpica Adriana Behar, que contou com a ajuda de outros ex-atletas brasileiros da modalidade, como Jaqueline Silva, Carlão e Pará. Para jogar, ele vestiu o novo modelo da camisa da seleção brasilieira de futebol. A camisa tinha o nome do príncipe estampado nas costas. Por volta das 10h, Harry encerrou suas atividades no Aterro.
Em seu primeiro dia de visita ao Rio, na sexta-feira, Harry foi à churrascaria, sobrevoou o Rio de helicóptero e participou de evento no Morro da Urca, à noite, onde disse que esta é uma cidade mágica.