Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Realeza

Príncipe se casará com plebeia

Kate e William se conheceram na época em que estudavam juntos na universidade | Suzanne Plunkett/Reuters
Kate e William se conheceram na época em que estudavam juntos na universidade (Foto: Suzanne Plunkett/Reuters)
O anel de safira e 14 diamantes, que foi de Diana, agora é de Kate |

1 de 1

O anel de safira e 14 diamantes, que foi de Diana, agora é de Kate

Londres - Os britânicos têm agora algo para conversar além dos cortes de gastos do governo: o príncipe Wil­­liam, 28 anos, neto mais velho da rainha Elizabeth II e filho de Dia­­na e do príncipe Charles, anunciou que irá se casar no próximo ano. A cerimônia será na primavera ou verão no hemisfério norte (de mar­­­­ço a setembro).

A escolhida é Catherine Eli­­za­­beth Middleton, conhecida co­­mo Kate. Ela tem 28 anos e namora o príncipe há 8. No período, se separaram apenas uma vez, por dois meses, em 2007. Uns dizem que a razão foi a demora do príncipe em propor o casamento. Ou­­tros, que ela não aguentava a perseguição da mídia.

Kate será a primeira plebeia a se casar com alguém que está na linha de sucessão para se tornar rei no Reino Unido em 350 anos.

Ela vem de uma família de classe média alta. Sua mãe foi aeromoça da British Airways. Seu pai trabalhou na mesma companhia controlando os horários dos aviões. Os dois depois abriram uma empresa que vende brinquedos e lembrancinhas para festas infantis. Conseguiram dinheiro suficiente para mandar os filhos para escolas privadas.

Amigas dizem que Kate tinha, na adolescência, um pôster de Wil­­liam em seu quarto e que so­­nhava um dia se casar com ele.

Os dois se conheceram na Uni­­versidade St. Andrews, na Escócia. Formaram-se no mesmo dia. Ela em história da arte. Ele, em geografia. Durante o período escolar, Kate chegou a trabalhar como garçonete. Depois de formada, foi as­­sistente de compras numa rede de lojas.

O casal viverá no País de Gales, onde o príncipe serve como piloto da Força Aérea.

Kate e William deram uma pe­­quena entrevista no final do dia. Ela já usava o anel de safira e 14 diamantes que ganhou do príncipe. É o mesmo que o príncipe Char­­­­les deu a Diana quando os dois ficaram noivos, em 1981. Na época, a joia custou 28 mil libras (R$ 74 mil).

William disse que o anel era uma forma de ter certeza de que sua mãe, que morreu num aciden­­te de carro em 1997, fazia parte des­­se dia.

A presença de Diana não está apenas no anel. A mídia já compara a futura princesa com a mãe de William. Enquanto Diana era descrita como tímida e ingênua no tra­­to com a imprensa, Kate é qualificada como determinada e se­­gura.

O que muitos se perguntam ago­­ra é como será o casamento nesse momento de austeridade por que passa o país, que acabou de sair de uma recessão. Será pomposo e custoso como o de Charles e Diana ou mais econômico, para dar exemplo?

Permissão

Pela legislação do século 18, para se casar, o príncipe William precisou da permissão da rainha Eli­­za­­beth II para pedir a mão da noi­­va Kate Middleton. O príncipe pe­­diu também autorização do pai de Ka­­te, segundo informações da re­­si­­dência oficial do príncipe Char­­­­les.

A avó de William teve de assinar uma nota de aprovação, em razão da lei de matrimônios reais de 1772, que obriga os descendentes de George II a obter consentimento do soberano antes de contrair matrimônio.

A rainha do Reino Unido só po­­derá impedir o casamento se o primeiro-ministro, David Came­­ron, rejeitar a união. O premier já fez declarações dizendo-se "en­­cantado" com a notícia.

Segundo a tradição, após a aprovação da rainha e do premier, a única maneira de que o casamento não seja celebrado é se to­­das as câmaras do Parlamento – a dos Lordes e a dos Comuns – voltem atrás nos próximos meses.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.