O Exército dos EUA vai fechar a prisão de Abu Ghraib, provavelmente dentro de três meses, e transferir os cerca de 4.500 prisioneiros para outras penitenciárias do Iraque, disse um porta-voz das Forças Armadas americanas nesta quinta-feira.

CARREGANDO :)

A prisão, situada no oeste de Bagdá, foi um centro de tortura durante o regime ditatorial de Saddam Hussein e, anos depois, foi cenário de maus-tratos de prisioneiros iraquianos por soldados americanos, em episódios de violência e ultraje cujas imagens ganharam o mundo.

- Vamos transferir as operações de Abu Ghraib para o novo Camp Cropper, assim que a reforma terminar - afirmou o tenente-coronel Keir-Kevin Curry. - Nenhuma data foi marcada, mas o plano é fazer isso nos próximos dois ou três meses - disse Curry, porta-voz para as operações de detenção dos EUA no Iraque.

Publicidade

Camp Cropper é uma prisão na base militar dos EUA no aeroporto de Bagdá, não muito longe de Abu Ghraib. Atualmente, abriga 127 presos considerados "especiais", entre eles Saddam Hussein.

Os prédios do complexo de Abu Ghraib serão entregues ao governo iraquiano.