O Tribunal de Apelações do estado americano da Geórgia suspendeu nesta quarta-feira (5) um processo contra o ex-presidente Donald Trump e outros réus até que um painel de juízes decida sobre um pedido de desqualificação da promotora Fani Willis.
Dessa forma, é incerto se o caso irá a julgamento antes da eleição presidencial americana, marcada para 5 de novembro e na qual Trump será o candidato do Partido Republicano.
No início de maio, o Tribunal de Apelações da Geórgia havia aceitado deliberar sobre um recurso apresentado por Trump e co-réus para desqualificar Willis do caso de uma suposta tentativa deles de reverter o resultado da eleição presidencial no estado em 2020.
Em março, o juiz Scott McAfee permitiu que a promotora permanecesse no caso. À época, o magistrado havia determinado que o processo poderia continuar se Willis ou o promotor assistente Nathan Wade, com quem ela teve um relacionamento amoroso, desistisse do caso.
No mesmo dia, Wade se desligou do processo. McAffee alegou indícios de “conduta inapropriada” para tomar a decisão. Trump e os outros réus recorreram em seguida.
Em agosto de 2023, Willis denunciou Trump e mais 18 pessoas por supostas tentativas de reverter o resultado da eleição presidencial de 2020 na Geórgia, vencida pelo democrata Joe Biden.
Trump, que é réu em outros dois processos criminais (em Washington e na Flórida), foi considerado culpado na semana passada por um júri em Nova York em 34 acusações de que teria fraudado registros das suas empresas para ocultar um pagamento de US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels, para que ela não revelasse antes da eleição de 2016 um relacionamento que ambos tiveram dez anos antes. A sentença será anunciada em 11 de julho.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias