• Carregando...
O ex-presidente dos EUA Donald Trump (2017-2021)
O ex-presidente dos EUA Donald Trump (2017-2021)| Foto: EFE/ EPA/CAROLINA BREHMAN

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (2017-2021) e seus sócios podem ter que pagar cerca de US$ 370 milhões (R$ 1,8 bilhão) e ficar impedidos de fazer negócios no estado de Nova York caso sejam condenados em um processo sobre fraude, segundo um documento apresentado pela procuradora-geral do estado, Letitia James, do Partido Democrata, nesta sexta-feira (5).

Trump está sendo processado por fraude civil pela procuradoria de Nova York, que acusa o ex-presidente e sua empresa de inflar o valor de seus ativos e ocultar fatos para obter empréstimos e benefícios fiscais.

Segundo informações da CNN americana, James argumentou em seu documento que a “intenção de fraudar” de Trump e seus sócios era “inevitável” e solicitou ao tribunal que o ex-presidente juntamente aos demais envolvidos no processo paguem tal valor como multa.

“Os inúmeros esquemas enganosos que eles empregaram para inflar os valores dos ativos e esconder fatos foram tão escandalosos que desafiam a explicação inocente”, escreveu a procuradora-geral democrata no documento.

Os advogados de Trump, por sua vez, pedirão ao tribunal onde o processo está sendo julgado que rejeite as alegações da procuradora contra Trump. Eles afirmam que a maioria das transações na denúncia de James estão fora do prazo legal e que as declarações financeiras de Trump “não continham falsidades materiais”.

“Não há evidências no registro de que os termos ou preços de qualquer um dos empréstimos em questão teria sido diferente com base nas supostas falsidades alegadas pela autora”, escreveram os advogados de Trump, segundo a CNN. “Nenhuma testemunha de nenhum banco [ou de qualquer outro lugar] testemunhou isso no julgamento”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]